FALE CONOSCO: (12) 3209-0664 - comercial@paratodosacessibilidade.com.br

Pisos táteis de alerta e direcionais

É muito importante que exista piso tátil de alerta e/ou direcional para auxiliar pessoas com deficiência visual a se orientarem e se deslocarem com segurança em calçadas e em espaços públicos e privados de uso público.

O piso tátil de alerta é utilizado para informar situações de potencial perigo, como obstáculos permanentes, cruzamentos de vias, desníveis, escadas, etc., e também indica mudanças de direções em percursos. Possui relevo em esferas cônicas e avisa que é necessário parar ou reduzir a velocidade da marcha, pois existe um perigo logo em frente.

O piso tátil direcional é utilizado para informar as direções a seguir ao longo de um percurso livre de obstáculos. Possui relevo em ranhuras longitudinais, em igual sentido ao deslocamento. A pessoa pode seguir o caminho utilizando a bengala ou caminhando sobre o piso, por isso esse deve ser confortável e seguro.

Cada um desses pisos necessita apresentar contraste de relevo entre si, além de possuir contraste de cor e relevo com os pisos circundantes.

Para as pessoas cegas, a identificação dos pisos se dá através do relevo. O contraste de cor é, por sua vez, utilizado pelas pessoas com baixa visão.

Os pisos táteis podem ser fabricados em diferentes materiais, dependendo de seu uso: se externo ou interno. Nos ambientes internos, são utilizados, geralmente, pisos táteis em cerâmica porcelanato ou placas flexíveis de PVC, que podem ser coladas sobre pisos já existentes.

Nas áreas externas, os pisos são, em geral, de concreto ou ladrilho hidráulico e ainda, de PVC, possuem maior espessura e devem resistir ao tráfego de veículos e também às intempéries.

MODELOS DE PISO TÁTIL

  • PISO TÁTIL DIRECIONAL:

O piso tátil direcional indica a direção do percurso.

O Piso tátil Direcional é uma placa de borracha, antiderrapante, com superfície de relevos direcionais e lineares regularmente dispostos com medidas, distâncias e disposições conforme a NBR 9050. A instalação do piso tátil direcional é no sentido do deslocamento.

  • PISO TÁTIL ALERTA:

O piso tátil de alerta avisa sobre a mudança da direção ou perigo.

A sinalização tátil de alerta deve ser instalada perpendicularmente ao sentido de deslocamento. 

Piso Tátil colado ou autoadesivo

A base do piso a ser fixado deve ser chanfrada e não exceder 2 mm. Neste caso o piso tátil deve de preferência ser aplicado em ambientes internos e que não tenham contato com a chuva. Podem ser aplicados diretamente sobre mármore, granito, paviflex, etc., desde que a base esteja devidamente preparada.

Recomendados para áreas internas:

  • Piso tátil em placas de PVC;
  • Piso tátil por elementos, em PVC ou Inox (para baixo tráfego)
  • Piso tátil de porcelanato.

Piso Tatil fixado com argamassa


O Piso deve estar nivelado para receber o Piso Tátil, respeitando as medidas das mesmas para que não forme desnível. Pode ser utilizada a fixação com argamassa, mesmo em condições de baixo fluxo interno.

Recomendados para áreas externas:

  • Piso tátil em placas de PVC com altura de 7mm;
  • Piso tátil por elementos, em PVC ou Inox, com pinos (para baixo tráfego);
  • Piso tátil de concreto;
  • Piso tátil de ladrilho hidráulico.

FALE CONOSCO

Das 9h às 17h, de segunda à quinta e sextas das 9h às 16h
(12) 3209-0664
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REDES SOCIAIS