FALE CONOSCO: (12) 3209-0664 - comercial@paratodosacessibilidade.com.br

Como escolher barras de apoio que promovem mobilidade e segurança para as pessoas com deficiência e pessoas idosas?

Será que os produtos disponíveis no mercado atendem às especificações da ABNT conforme a NBR 9050? Muitos modelos de barras de apoio dificultam as transferências e colocam em risco a segurança dos usuários. Por isso, é muito importante seguir as recomendações da norma técnica.

Para tornar sanitários, banheiros e vestiários mais seguros, vamos mostrar alguns dos pontos mais importantes para a escolha das barras de apoio.

Em casa são de grande importância na medida em que vamos envelhecendo e quando enfrentamos alguns percalços como cirurgias, fraturas, problemas de labirinto, entre outros.

Por outro lado, os assessórios devem ser instalados obrigatoriamente em todos os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis em edificações de uso público.

“Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias acessíveis podem estar localizadas em um único pavimento.” NBR 9050

barra de apoio instaladaPois é, se prestarmos atenção, vemos que a maior parte da população, em algum momento da vida, encontra dificuldades para realizar atividades simples, como circular dentro da própria residência, condomínio e outros locais de uso comum.

O Desenho Universal serve ao máximo de pessoas e assegura que qualquer pessoa possa usar e que o ambiente é seguro e confortável, além de integrado a outras soluções e fácil de entender.

Tendo em vista as definições de banheiro, sanitário e vestiário, podemos dizer que a tendência mundial é de se projetar espaços e equipamentos considerando a diversidade dos tipos humanos e os usos.

Assim temos:

Banheiro: cômodo que dispõe de chuveiro, banheira, bacia sanitária, lavatório, espelho e demais acessórios.

Sanitário: cômodo que dispõe de bacia sanitária, lavatório, espelho e demais acessórios.

Vestiários: cômodo para a troca de roupa, podendo ser em conjunto com banheiros ou sanitários.

As barras de apoio são necessárias para garantir o uso com segurança e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A instalação de uma barra horizontal na face interna da porta facilita o seu fechamento por pessoa em cadeira de rodas.

“Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem resistir a um esforço mínimo de 150 kg no sentido de utilização da barra, sem apresentar deformações permanentes ou fissuras, ter empunhadura conforme Seção 4 e estar firmemente fixadas a uma distância mínima de 40 mm entre sua base de suporte (parede, painel, entre outros), até a face interna da barra. Suas extremidades devem estar fixadas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado. Quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos.” NBR 9050

“Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser confeccionadas em material resistente à corrosão, ” NBR 9050

instalacao-barra-de-apoio.png

 

“Junto à bacia sanitária, quando houver parede lateral, devem ser instaladas barras para apoio e transferência. Uma barra reta horizontal com comprimento mínimo de 0,80 m, posicionada horizontalmente, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação) a uma distância de 0,40 m entre o eixo da bacia e a face da barra e deve estar posicionada a uma distância de 0,50 m da borda frontal da bacia. Também deve ser instalada uma barra reta com comprimento mínimo de 0,70 m, posicionada verticalmente, a 0,10 m acima da barra horizontal e 0,30 m da borda frontal da bacia sanitária.

Ainda, junto à bacia sanitária, na parede do fundo, deve ser instalada uma barra reta com comprimento mínimo de 0,80 m, posicionada horizontalmente, a 0,75 m de altura do piso acabado (medido pelos eixos de fixação), com uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estendendo-se 0,30 m além do eixo da bacia em direção à parede lateral... ” NBR 9050

instalacao-barra-de-apoio2.png

“É recomendada a instalação de ducha higiênica ao lado da bacia, dentro do alcance manual de uma pessoa sentada na bacia sanitária, dotada de registro de pressão para regulagem da vazão” NBR 9050

Para o lavatório, as barras de apoio podem ser horizontais e verticais. Quando instaladas, devem ter uma barra de cada lado, conforme figura extraída da NBR 9050:

instalacao barra de apoio3

E na área de banho além das barras de apoio, é importante a instalação de um banco articulado, para a pessoa sem mobilidade ou idoso poder sentar-se.

barra de apoio deficientes banheiro

“Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio de 90° na parede lateral ao banco, e na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical...” NBR 9050

“O chuveiro deve ser equipado com desviador para ducha manual, e o controle de fluxo (ducha/chuveiro)deve ser na ducha manual. A função chuveiro pode ser exercida por ducha manual, fixada em barra deslizante, permitindo regulagens de alturas apropriadas às diversas necessidades dos usuários” NBR 9050

instalacao barra de apoio4

pia com barra de apoioCom um bom projeto de acessibilidade, a utilização de banheiros e sanitários pode ser feita com autonomia e segurança pela maior parte das pessoas com mobilidade reduzida e pessoas idosas.

Consultar um especialista em caso de dúvida é uma dica que serve Para Todos!

FALE CONOSCO

Das 9h às 17h, de segunda à quinta e sextas das 9h às 16h
(12) 3209-0664
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

REDES SOCIAIS